TRATAMENTO PARA ENXAQUECA – CEFALEIA – DOR DE CABEÇA





Dr. Gilberto Agostinho explica as causas e tratamentos para: Enxaqueca, Dor de Cabeça e Cefaleia. Tratamento com Osteopatia, Quiropraxia, Acupuntura e Tração Cervical. Dicas para a prevenção
•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR

 

Dr. Gilberto. Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, Enxaqueca, Cefaleia, Dor de Cabeça

Dr. Gilberto na TV

ENXAQUECA

Quiropraxia e Osteopatia no Tratamento da Enxaqueca, Cefaleia e Dor de Cabeça

Quiropraxia e Osteopatia no Tratamento da Enxaqueca, Cefaleia e Dor de Cabeça

Enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) com algumas características específicas.

É uma síndrome periódica, constituída por dor de cabeça acompanhada ou não de mal estar.

A dor de cabeça é geralmente sentidas apenas de um lado, acompanhada ou não de náuseas e, até, vômitos, quando a dor for muito forte.

A enxaqueca pode ou não ser acompanhada por aura (abaixo explico o que é aura). A dor é latejante.

A pessoa fica muito sensível à luz e aos sons. Preferindo ficar em locais menos iluminados e mais silenciosos.  O paciente  relata que, tanto a luz, como sons, aumentam sua dor.

A enxaqueca tem a característica de apresentar quatro fases, chamadas: Pródromo, Aura, Cefaleia (dor de cabeça) e Pósdromo:

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br


FASE DA ENXAQUECA CHAMADA DE PRÓDROMO

É o período anterior a dor, quando a pessoa, ainda sem dor da enxaqueca, sente algum dos sinais abaixo:

– Fadiga;

– Dores musculares;

– Desejo em comer doces;

– Retenção de líquidos (inchaço).

– Etc.

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br


FASE DA ENXAQUECA CHAMADA DE AURA

É o período que ocorre após o pródromo e antes da fase de dor da enxaqueca.

Em algumas pessoas pode ocorrer após ter se iniciado a fase da dor.

A fase da enxaqueca chamada de aura, tem a duração de aproximadamente 15 minutos e são sensações visuais tais como:

– Pontos luminosos;

– Linhas bruxuleantes;

– Pontos escurecidos.

Vários pacientes relatam que antes da crise de enxaqueca sentem alteração no seu estado emocional. Sentido depressão ou ansiedade, outros pacientes relatam vontade de comer doces em período anterior a crise de enxaqueca.

As características da enxaqueca são muito variáveis para cada pessoa.

A fase de aura não ocorre com todas as pessoas acometidas de enxaqueca, mas sim com uma pequena parcela apenas.

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br


FASE DA DOR DE CABEÇA

As características da dor de cabeça são:

– A dor costuma ser latejante;

– A dor costuma ficar apenas em um lado da cabeça;

– A dor ocorre como se fosse atrás do olho;

– A dor pode piorar com a luz, sons ou, até, aromas.

Esta fase da dor de cabeça, tem um tempo variável de duração. Pode ser de poucas horas (3 ou 4 horas) como pode demorar alguns dias (uns 3 dias aproximadamente).


FASE DO PÓSDROMO

É a fase final da enxaqueca. É a fase após a dor.

Nesta fase a pessoa se sente muito cansada e com alguma dificuldade em se concentrar.

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br


CAUSAS (ETIOLOGIA) DA ENXAQUECA, CEFALEIA (DOR DE CABEÇA)

Não existe um consenso global quanto a causa exata da enxaqueca.

Sabe-se que a enxaqueca  ocorre devido disfunção, episódica, na liberação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias da dor existem para que não sintamos dores desnecessárias. Se nosso corpo não produzisse esta substâncias sentiríamos dor até no roçar da roupa no nosso corpo.

No indivíduo com enxaqueca há uma diminuição destas substâncias. Então sentirá dor de cabeça intensa, mesmo com as funções normais (fisiológicas) do seu organismo.

Por exemplo: a pulsação normal e natural nas artérias da cabeça, que é transmitida pelos nervos trigêmeos e occipitais para regiões cerebrais. Será reconhecida como dor durante as crises de enxaqueca. Devido não ter ocorrido a devida inibição dessa sensação pelas substâncias inibitórias.

Porém o motivo exato destas alterações bioquímicas, causando a crise de cefaleia (dor de cabeça), ainda não foi totalmente definido pela ciência.

Mas são conhecidas várias causas que podem desencadear enxaqueca.


SITUAÇÕES QUE PODEM LEVAR À ENXAQUECA CEFALEIA (DOR DE CABEÇA)

Uma ou mais das situações abaixo podem levar à cefaleia (dor de cabeça):

–  tensão muscular na região cervical (nuca);

– alguma alteração na coluna cervical (explico em detalhes este item, logo abaixo);

– alguns casos de intolerância ao consumo de leite e seus derivados;

– fatores hormonais, como ocorre na menstruação, por exemplo;

– mudanças climáticas;

– pressão arterial muito alta;

– logo após relação sexual. Devido a alterações hemodinâmicas (circulação do sangue) que acompanham as manobras de Valsalva que ocorrem no orgasmo. A dor de cabeça surge devido o aumento da pressão suboccipital do seio cavernoso. Podendo afetar a circulação posterior para o cérebro.

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br
•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR


 

CEFALÉIA (DOR DE CABEÇA) DE ORIGEM NA COLUNA CERVICAL

Um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça) que atendo rotineiramente no meu consultório é a de origem na coluna (região cervical). Muitas vezes chamada, também, de enxaqueca.

A porção superior da nossa coluna, chamada de cervical, é muito delicada. Tanto do ponto de vista da quantidade de nervos que se irradiam, como de vasos sanguíneos. O quais alimentam o cérebro (o sangue é o transporte do alimento).

Observe na ressonância magnética da figura 1 , como os espaços entre as vértebras são diminutos.

Diminuição do espaço entre as vértebras. Enxaqueca, cefaleia e dor de cabeça

Fig. 1  Diminuição do espaço entre as vértebras. Enxaqueca, cefaleia e dor de cabeça

Observe na fig. 2  como  pela região cervical (pescoço) passa uma enorme quantidade de  artérias, veias e nervos, tudo com pouco espaço disponível entre as vértebras.

Fig. 2 Enxaqueca, Cefaleia e Dor de cabeça devido compressão de nervos

Qualquer alteração, compressão ou irritação em raízes nervosas, mesmo que de pequeno porte, acabam causando dor. Esta dor pode ser apenas na região cervical (nuca) ou resultar em dor na cabeça.

Qualquer anomalia ou desalinhamento que venha a comprimir algum nervo. Obstruindo, mesmo que ligeiramente, a passagem do sangue nesta região delicada (cervical), pode acarretar em cefaleia ou enxaqueca.

Mesmo uma leve espondilolistese (escorregamento latero-lateral) de alguma vértebra cervical pode resultar em cefaleia ou enxaqueca, por muitos anos. Enquanto esta alteração vertebral não for corrigida, o paciente continua com as crises de enxaqueca ou cefaleia.


CEFALEIA / ENXAQUECA DEVIDO A RELAÇÃO SEXUAL

É um tipo mais raro de enxaqueca. A dor pode aparecer após (ou durante) o coito (relação sexual), pode afetar mulheres, porém é mais comum em homens.

Este tipo de enxaqueca ocorre devido a alterações hemodinâmicas (circulação do sangue).  Que acompanham as manobras de Valsalva (explico abaixo) que ocorrem nas relações sexuais. Principalmente, no orgasmo.

Manobra de Valsalva: geralmente, ocorre em exercícios isométricos com a glote fechada (não deixando o pulmão expelir o ar). Acarretando aumento da pressão intra abdominal devido a contração do músculo diafragma e dos músculos abdominais. Isto resulta em diminuição do retorno do sangue venoso que volta para o coração (devido a contração do músculo diafragma). Além disso, aumentará a pressão suboccipital do seio cavernoso. Podendo afetar a circulação posterior para o cérebro.
•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br


SÍNDROMES CRANIOCERVICAL E ENXAQUECA

A Síndrome Cervical escrita por Ruth Jackson foi publicada em 1956. Descrevendo vários sintomas associados com as lesões ou malformações congênitas craniocervical. Que afetam o cérebro, desta forma, causando cefaleias ou enxaqueca. Afetando negativamente a hemodinâmica cerebral em duas formas:

1) Por congestão no plexo venoso vertebral, causando redução na pressão de perfusão cerebral

2) Pela congestão venosa e hipertensão arterial no seio cavernoso suboccipital. Causando compressão das artérias vertebrais e diminuindo assim o posterior suprimento sanguíneo para o cérebro. Em muitos casos, a causa da isquemia da medula espinhal é desconhecida.

Embora estudos recentes sugerem que alguma dificuldade na drenagem venosa pode resultar em isquemia da medula espinhal.

Apesar desta circulação ter sistema redundante (a natureza nos forneceu este sistema de segurança). O sistema de drenagem venosa da medula espinhal, é um sistema suscetível a ligeira compressão. E até mesmo uma ligeira elevação da pressão.

Além disso, foi demonstrado que curvatura anormal da coluna pode causar estenose funcional. E aumentar a pressão no plexo venoso vertebral, desta forma, levando a enxaqueca ou cefaleia.

A síndrome Craniocervical, portanto, pode desempenhar um papel significativo na enxaqueca, dores de cabeça (cefaleia). Assim como muitas outras doenças degenerativas do cérebro.

ENXAQUECA – CEFALEIA – DOR DE CABEÇA COM CAUSA NA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

Na enxaqueca ou cefaleia de origem na intolerância alimentar, trato o paciente com a acupuntura sistêmica. Visando auxiliar o seu organismo a não reagir negativamente à ingestão dos alimentos “proibidos”.

O corpo da pessoa deve estar apto a se alimentar normalmente. Da mesma forma que muitas outras pessoas se alimentam normalmente.

O paciente que sofria de enxaqueca / cefaleia ou dor de cabeça passa também a poder comer o que preferir. Sem se preocupar com enxaqueca.

Nosso corpo não funciona apenas com o fator químico-biológico, mas também com eletricidade que controla todas as outras funções. A acupuntura faz o equilíbrio desta energia, conseguindo comandar as funções do organismo.

Pela ótica da medicina tradicional Ocidental, explica-se que os estímulos da acupuntura na enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça resultam na produção de:

– substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuro mediadores, restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas;

– corticoides naturais (fabricados pela supra renal do próprio paciente) com grande ação anti-inflamatória;

– analgésicos internos, os efeitos da Acupuntura são iguais aos da serotonina, neuro mediador produzido em nosso cérebro.

Se deseja saber mais sobre acupuntura, visite minha outra página: www.drgilberto.com/tratamento-acupuntura.html

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br

As informações  que escrevo nesta página. São apenas de caráter educativo e não para influenciar ninguém a se auto medicar.

Sempre procure seu médico ao menor sinal de enxaqueca.

•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR


TRATAMENTO: QUIROPRAXIA, OSTEOPATIA, ACUPUNTURA E TRAÇÃO CERVICAL

No tratamento para dores de cabeça que realizo com meus pacientes, utilizo há muitos anos a forma natural e, felizmente, com ótimos resultados.

No tratamento que realizo, utilizo a combinação dos procedimentos: Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura e Tração Cervial.  Abaixo listados:

QUIROPRAXIA  e OSTEOPATIA

São técnicas manipulativas, ou seja, são técnicas de manobras (movimentos), nas vértebras da coluna, para alcançar os resultados na cefaleia, dor de cabeça ou enxaqueca.

O registro mais antigo que se tem conhecimento quanto à manobras (manipulações, ou movimentos) para o tratamento de alguma patologia, data de 7a AC (70 anos antes de Cristo, sou seja, há mais de 2.000 anos). Foi Hipócrates quem escreveu algumas idéias sobre o assunto. Ele descreveu sobre trações e movimentos em vértebras para o tratamento da coluna.

A osteopatia e a quiropraxia, são duas técnicas manipulativas que já existem há mais de 120 anos. Sempre oferecendo ótimos resultados.

A quiropraxia foi desenvolvida, também, por um norte americano, Daniel David Palmer em 1895.

O Dr. Maitland (Vertebral Manipulation – Geoffrey Douglas Maitland) já realizava tratamento do que ele chamava “dor que simula cefaleia, enxaqueca ou dor de cabeça” na década de 1960 com total sucesso.

Estas técnicas manipulativas da coluna cervical são importantes no tratamento da cefaleia, enxaqueca ou dor de cabeça. Principalmente quando a causa da enxaqueca for cervicogênica (na coluna cervical).

Um estudo da Northwestern College of Chiropractic, em Bloomington, Minnesota, comparou o tratamento com Quiropraxia com o uso de amitriptilina, um antidepressivo comumente usados para tratar enxaquecas. O estudo constatou que a Quiropraxia foi tão bem sucedida como a droga, porém sem os efeitos colaterais da mesma. Endereço eletrônico deste estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9798179

QUIROPRAXIA  /  OSTEOPATIA

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br


•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR

ACUPUNTURA – PARA ENXAQUECA – CEFALEIA – DOR DE CABEÇA

Utilizo, também, acupuntura no tratamento dos meus pacientes que a causa da sua cefaleia / dor de cabeça ou enxaqueca sejam:

– Casos de intolerância alimentar

– Fatores hormonais

– Mudanças climáticas

– Pressão arterial muito alta, etc.

A Acupuntura tem a função de fazer equilíbrio energético (a eletricidade do nosso corpo). Esta eletricidade é que controla todas as funções bioquímicas do nosso organismo.

Então, para as dores de cabeça, cefaleias ou enxaquecas com estas causas que mencionei acima, o tratamento com a acupuntura oferece excelentes resultados.

Nas dores de cabeça / cefaleia ou enxaquecas com sua causa bioquímica (intolerância alimentar, por exemplo) o uso da acupuntura oferece resultados maravilhosos. A partir do momento que o organismo volta ao seu equilíbrio elétrico (que comanda a parte bioquímica). A cefaleia / enxaqueca ou dor de cabeça deixa de existir.

Já conheci muitos pacientes que vieram me procurar já desiludidos com a Acupuntura. Pois tentaram tratar a cefaleia ou enxaqueca apenas com acupuntura em determinadas clínicas, porém sem resultados. Em TODOS estes pacientes encontrei alterações na sua coluna, mesmo que mínimas.

A Acupuntura é maravilhosa. Porém quando a  dor de cabeça / cefaleia ou enxaqueca tem causa estrutural (sua causa for na coluna), apenas a acupuntura não adiantará. Neste caso necessitará da soma dos dois tratamentos; da coluna (quiropraxia, osteopatia e, as vezes, tração cervical) juntamente com a acupuntura.

Quando a enxaqueca / cefaleia ou dor de cabeça for apenas de origem bioquímica (alimentar) a acupuntura sistêmica sozinha oferece resultados incrivelmente maravilhosos.

ACUPUNTURA

TRAÇÃO CERVICAL

Em alguns pacientes noto a necessidade do uso da tração cervical. São casos onde existe uma diminuição intervertebral, causando algum tipo de pinçamento radicular.

A tração é realizada de forma científica, gradativa e totalmente indolor.  O tempo que o paciente fica com a tração são apenas alguns minutos.


•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR

HIPNOSE – PARA O TRATAMENTO DA ENXAQUECA – CEFALEIA – DOR DE CABEÇA

Muitos pacientes sofrem de enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça, devido ao estresse do dia a dia, a tensão emocional.

De certa forma poderíamos dizer que todas as causas de enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça, já citadas nos tópicos anteriores, são de fundo emocional. Não acredita? Explicarei melhor:

Como expliquei no início desta página, existe a enxaqueca cervicogênica (com causa na coluna cervical). A princípio, parece que esta enxaqueca nada tem a ver com a questão emocional. Porém muitas destas alterações físicas na coluna cervical podem ter sido causadas por tensão emocional sobre esta região do corpo.

Nas enxaquecas ou cefaleias / dores de cabeça causadas por alteração hormonal, por intolerância ao leite, pressão alta, etc. Estas causas tem forte ligação com o emocional. Sei que parece ficção, mas o nosso fator emocional cuida da parte física e fisiológica também.

Então uma pressão alta, na maioria das vezes tem seu fundo emocional. Intolerância alimentar, questão hormonal, também.


HIPNOSE PARA TRATAMENTO  DA CEFALEIA / ENXAQUECA – DOR DE CABEÇA DE FUNDO EMOCIONAL

Uso a hipnose em pacientes com enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça, quando observo que a questão emocional está muito forte. Claro que o paciente com enxaqueca que escolhe se quer ou não que eu o trate também com a hipnose. Deixo o paciente totalmente livre para a escolha, pois sei que existe um medo infundado da hipnose.

Este medo da hipnose é causado pelo desconhecimento da seriedade da técnica. Devido a filmes que mostram a hipnose como algo demoníaco.

Da mesma forma que muitos filmes mostram os gatos pretos como algo do mal, o que é uma grande erro. Gatos são animais dóceis, amáveis e saudáveis, independente da sua cor.

A origem da hipnose é muito antiga, se perde no tempo longínquo.

Um papiro com aproximadamente 3.500 anos, descreve que no Egito antigo. Já eram usadas as sugestões terapêuticas, com técnicas parecidas com as atuais.

O médico austríaco, Franz Anton Mesmer, que viveu de 1734 à 1815. Começou a utilizar uma técnica semelhante a atual para realizar analgesia em algumas cirurgias.

Infelizmente são poucos os profissionais que usam a hipnose para o tratamento de inúmeros problemas de saúde. Inclusive a enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça.

Se deseja saber mais sobre hipnose, visite minha página: www.drgilberto.com/hipnose

•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR


CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE CEFALEIA – ENXAQUECA – DOR DE CABEÇA

O tratamento da enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça pode demorar alguns meses para terminar. Porém o paciente já nota diminuição progressiva das dores de cabeça e dos sintomas da enxaqueca, após algumas sessões.

O seu médico é quem decidirá qual o melhor tratamento para seu caso específico. Cada caso é diferente um do outro.

As informações sobre enxaqueca ou cefaleia / dor de cabeça que escrevo nesta página são apenas de caráter educativo e não para influenciar ninguém.

Explico mais detalhadamente sobre enxaqueca, cefaleia ou dor de cabeça no livro que escrevi sobre problemas de saúde com causa na coluna vertebral.


BIBLIOGRAFIA SOBRE ENXAQUECA – CEFALEIA – DOR DE CABEÇA COM SUA CAUSA NA COLUNA E CIRCULAÇÃO

1) Arnautovic KI, Al-Mefty O, Pait TG, Krisht AF, Husain MM. The suboccipital cavernous sinus. Neurosurgical Focus1996 Dec. 1-17.

2) Bickerstaff ER: The basilar artery and migraine-epilepsy syndrome. Proc R Soc Med 55:167-69, 1962.

3) Caplan LR: Migraine and vertebrobasilar ischemia. Neurology 41:55-61,1991b

4) Zwetsloot CP Caekebeke JF, Jansen JC. Blood flow velocities in the vertebrobasilar system during migraine attacks-a transcranial Doppler study. Cephalgia 1992 Feb:12(1):29-32

Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho  – www.quiropraxia-osteopatia.com.br

•ENXAQUECA / •CEFALEIA•TRATAMENTO / •VOLTAR