QUIROPRAXIA

QUIROPRAXIA p HÉRNIA DE DISCO, ENXAQUECA. Dr. Gilberto explica . . .

Quiropraxia. Dr. Gilberto ensina como a quiropraxia funciona no tratamento da Dor nas Costas, Hérnia de Disco, Nervo Ciático, Enxaqueca, Formigamento em pernas e braços.

O QUE É QUIROPRAXIA
PARA QUE SERVE A QUIROPRAXIA
HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA
HÉRNIA DE DISCO e DOR NAS COSTAS
FUNÇÃO DA QUIROPRAXIA
COMO É O TRATAMENTO

 


Dr. Gilberto entrevistado na T.V. Se desejar ver um resumo das entrevistas, clique aqui.


 

QUIROPRAXIA (QUIROPATIA OU QUIROPRÁTICA) – O QUE É

Quiropraxia é uma palavra que vem de duas palavras gregas: ????? (chéria) = mãos + ???????? (praktikí) = prática. Ou seja, é uma terapia prática realizada com as mãos.

Quiropraxia é um método de tratamento natural, não invasivo, de mobilizações, manobras ou manipulações, ou seja, procedimento realizado apenas com o uso das mãos. São movimentos rápidos, porém curtos, realizados nas articulações do corpo. O nome da manipulação realizado é Ajuste Quiroprático.

Para quem observa uma sessão de quiropraxia, vendo todos aqueles movimentos rápidos, pode pensar que é algo estranho e perigoso. Porém, a quiropraxia é isenta de riscos, desde que realizada por profissional devidamente habilitado.


 

QUIROPRAXIA – PARA QUE SERVE

Quiropraxia é muito útil no tratamento do sistema músculo-esquelético, com foco principal no cuidado da coluna. Ou seja, a quiropraxia pode tratar:

– Hérnia de Disco
– Protrusão Discal
– Abaulamento Discal
– Extrusão Discal
– Ciática (dor no nervo ciático)
– Dor ou formigamento na  perna
– Dor ou formigamento no braço
– Dor nas Costas
– Dor de Cabeça (Enxaqueca e Cefaléia)
– Etc.

Em alguns casos o alívio da dor já ocorre na primeira sessão, no entanto isto não ocorre com todos os pacientes. Dependendo de cada caso, serão necessárias várias sessões de quiropraxia para conseguir algum alívio na dor.

Por exemplo, quando existe uma hérnia de disco, é necessário um tempo muito maior de tratamento.
Direitos autorais desta página para Dr. Gilberto Agostinho: www.quiropraxia-osteopatia.com.br


 

QUIROPRAXIA – SUA HISTÓRIA

As manipulações das vértebras e articulações já existiam há aproximadamente 3.000 anos. Sendo realizadas inicialmente pelos chineses e, posteriormente também, pelos gregos, romanos, árabes e turcos. Desde aquela época já existia o profissional quiropraxista (também chamado de quiropata).

Mas foi o dr. David Palmer ( o primeiro quiropraxista ou quiropata) que pesquisou sistematicamente as manipulações. Reuniu todo o conhecimento e iniciou o desenvolvimento da quiropraxia em 1895 nos EUA.

Entretanto, no início ele teve dificuldades em introduzi-la no meio acadêmico. Faltavam ainda evidências científicas para corroborar a eficácia observada na prática clínica.

Entretanto, atualmente a quiropraxia é ensinada em inúmeras faculdades em todo o mundo. Formando o quiropraxista  ou quiropata,  tanto em cursos de graduação universitária, quanto em pós graduação.

Nos países do chamado “primeiro mundo” é o primeiro procedimento realizado em inúmeras alterações da saúde, principalmente para dor nas costas. Principalmente nos EUA, onde é a segunda profissão da área da saúde. O quiropraxista ou quiropata é muito reconhecido para resolver dor nas costas, hérnia de disco e outros problemas da coluna  vertebral.
Direitos autorais desta página para Dr. Gilberto Agostinho: www.quiropraxia-osteopatia.com.br

No Brasil a quiropraxia  ainda não é muito conhecida. Mas, a cada dia, mais pessoas descobrem esta  maravilhosa terapia, através de comentários de amigos ou parentes que se trataram e gostaram muito.


 

QUIROPRAXIA no TRATAMENTO da DOR NAS COSTAS e HÉRNIA DE DISCO

Para se entender para que serve a quiropraxia no tratamento da hérnia de disco, primeiro preciso explicar um pouco sobre a hérnia de disco e a dor.

TRAJETO DOS NERVOS NO NOSSO CORPO

Uma pessoa que chutou uma pedra sentirá a dor no pé, porém quem recebe os sinais da dor é o cérebro, ou seja, bem distante do local da dor.

O cérebro consegue “saber” que o pé sofreu um impacto, através da informação que lhe foi entregue através de nervos. Então, os nervos funcionam como se fossem fios de telefone, por onde passam as informações levadas ao cérebro.

Os nervos seguem um trajeto pelo nosso corpo, passando por dentro da coluna vertebral. Então, no nosso exemplo acima, um nervo tem seu início no cérebro, desce por dentro da coluna, depois sai de dentro da coluna para seguir trajeto à coxa, perna e, por último, chegando ao pé.

No trajeto, o nervo sai de dentro da coluna através de um espaço (forame) entre uma vértebra e outra. Este espaço existe graças a um disco.

HÉRNIA DE DISCO

A função de cada disco é como um amortecedor e para dar espaçamento entre cada vértebra. Mas em um  disco herniado haverá uma saliência do disco (hérnia de disco). Portanto, esta saliência poderá causar um pinçamento dos nervos que estejam próximos. Este pinçamento do disco sobre alguns nervos é que causa tanta dor, formigamento e fraqueza no trajeto destes nervos.

Existem outras causas de pinçamento de nervo na coluna, como exemplo o  “Osteófito” (bico de papagaio). Mas de todas as causas, a mais comum é a hérnia de disco.

Na figura, mostro duas situações de pinçamentos de nervos na coluna. Por exemplo, uma hérnia de disco e um osteófito (bico de papagaio), que estão pinçando nervos que estão na sua proximidade.

Nervo Ciatico Pinçado

Nervo Ciatico Pinçado


NERVO DA CERVICAL SENDO PINÇADO

Se o pinçamento (devido uma hérnia de disco ou apenas desalinhamento de vértebras) estiver na cervical (região da nuca), é comum:
– Dor de Cabeça que não cedem com medicação.
– Dor na nuca
– Dor no ombro
– Dor irradiando para braço e/ou mão
– Formigamento e Fraqueza  no braço e/ou mão

NERVO DA DORSAL (TORÁCICA) SENDO PINÇADO

Se o pinçamento for na coluna torácica (entre a nuca e o quadril), podem surgir sintomas como:
– Dor nas costas na região dorsal
– Dor de estômago
– Dor ou parestesia (formigamento) nos braços

 NERVO DA LOMBAR  SENDO PINÇADO

Se o pinçamento for na coluna torácica lombar, podem surgir sintomas como:
– Dor nas costas
– Dores no quadril
– Dor nas pernas (dor ciática)
– Formigamento e Fraqueza na perna e/ou pé
– Se o pinçamento for na região da L5 com S1 poderá causar  mau funcionamento da bexiga ou intestinos, etc.

NERVO CIÁTICO SENDO PINÇADO

O nervo ciático tem suas raízes na região lombar. Quando pinçado, podem ocorrer os seguintes sintomas:
– Dor nas pernas (dor ciática)
– Formigamento (parestesia) na coxa, perna e/ou pé
– Fraqueza na perna


Fiz este vídeo para explicar o que é hérnia de disco, extrusão discal, protrusão (protusão discal) e abaulamento discal:
Video Hernia de Disco


 

QUIROPRAXIA – SUA FUNÇÃO

A função da manipulação vertebral pela quiropraxia, é facilitar as estruturas ósseas a realinharem à suas posições originais. Ou seja, com a harmonização das estruturas, deixemos a natureza cumprir seu papel recuperando a saúde.
São obtidos estes micro realinhamentos através da quiropraxia que é realizada manualmente, com o uso de muito tato, técnica e conhecimento da anatomia humana. Portanto, não é usado nenhum tipo de medicamento, nem cirurgia.
Direitos autorais desta página para Dr. Gilberto Agostinho: www.quiropraxia-osteopatia.com.br


 

TRATAMENTO COMPLETO

No tratamento para Hérnia de disco, Protrusão discal, Extrusão discal, Ciático, Enxaqueca, etc.  utilizo a Quiropraxia em conjunto com  outras técnicas. Ou seja, nos tratamentos que realizo não uso unicamente a quiropraxia, mas sim somada com outros procedimentos e técnicas específicas.

Se desejar saber em detalhes sobre o tratamento que realizo, visite minha outra página: Tratamento de Hérnia de Disco